A partir da versão 2.0, o Chatwoot oferece duas versões de seu software: a Community Edition, licenciada pelo MIT, e a Enterprise Edition, disponível sob uma licença proprietária. Ambas as versões são desenvolvidas a partir de um único repositório no GitHub.
Enquanto a edição comunitária sempre será gratuita e de código aberto, a versão Enterprise é uma forma de sustentar tanto a oferta do Chatwoot quanto o negócio comercial da empresa. Esse modelo é semelhante ao de outras empresas de código aberto comercial, como Gitlab, Mattermost e Metabase.
Diferenças entre as edições Community e Enterprise
A edição Community do Chatwoot inclui todas as funcionalidades relevantes de comunicação com o cliente, ideais para negócios em crescimento. Já a versão Enterprise oferece recursos proprietários, como dashboards personalizáveis, gerenciamento de SLAs, software de agendamento de agentes, bloqueio de IP, entre outros, voltados para grandes organizações.
Embora o código-fonte de ambas as edições esteja disponível ao público no nosso repositório no GitHub, todo o conteúdo da pasta /enterprise é protegido por direitos autorais.
Escolhendo a edição correta
Recomendamos instalar a Enterprise Edition do Chatwoot para facilitar a atualização para um plano pago no futuro, sem necessidade de reinstalação.
Enterprise Edition
A edição Enterprise oferece os seguintes benefícios:
-
Todas as funcionalidades do Chatwoot
-
Código-fonte completo, visível e auditável
-
Todos os recursos da edição Community sem necessidade de assinatura
-
Opções de suporte direto
-
Facilidade para atualização para funcionalidades pagas
Community Edition
A edição Community inclui:
-
Código-fonte completo, visível e modificável
-
Sem acesso às funcionalidades pagas
-
Suporte exclusivamente pela comunidade
Caso você queira adicionar funcionalidades pagas no futuro, será necessário migrar para a Enterprise Edition.