Com as variáveis de template, você pode personalizar suas mensagens inserindo conteúdo dinâmico adaptado para cada destinatário. Ao adicionar placeholders em suas mensagens, é possível customizar as comunicações com informações como o nome do cliente, número de pedido, entre outros detalhes.
Por exemplo, se você enviar uma mensagem com: "Olá {{ contact.name }}, como posso ajudar?", o Chatwoot substituirá o placeholder pelo nome do contato, enviando algo como: "Olá João, como posso ajudar?".
Você também pode utilizar variáveis em respostas automáticas, macros e automações.
Criando variáveis de template
Para usar uma variável, basta digitar duas chaves duplas {{ ao compor uma nova mensagem ou ao criar uma resposta automática. As variáveis disponíveis aparecerão, e você pode selecionar a que deseja utilizar.
As variáveis de template disponíveis são:
-
conversation.id ~ Para o ID numérico da conversa.
-
contact.id ~ Para o ID numérico do contato.
-
contact.name ~ Para o nome completo do contato.
-
contact.first_name ~ Para o primeiro nome do contato.
-
contact.last_name ~ Para o sobrenome do contato.
-
contact.phone_number ~ Para o número de telefone do contato.
-
agent.name ~ Para o nome completo do agente.
-
agent.first_name ~ Para o primeiro nome do agente.
-
agent.last_name ~ Para o sobrenome do agente.
-
agent.phone_number ~ Para o número de telefone do agente.
O que acontece se eu enviar uma variável inexistente?
Se você tentar enviar uma variável indefinida, o Chatwoot exibirá um aviso.
Como adicionar um texto de fallback?
Se uma variável definida não puder ser preenchida pelo sistema, é possível usar um texto de fallback para substituí-la. Por exemplo, se a variável contact.first_name não puder ser populada, um texto de fallback adequado poderia ser "amigo".
Ao definir um texto de fallback, certifique-se de colocá-lo entre aspas simples. Aqui está um exemplo: {{ contact.first_name || 'amigo' }}.